Relato da Oficina 7

Oficina 7 trabalhou: Coesão textual e construção lógica de textos

Unidades 19 e 20 TP 5

Última oficina do segundo semestre. Nesta oficina dei minha contribuição realizando a dinâmica: Medo de Desafios. Pedi que os professores formassem um círculo. Em mãos tinha uma caixa de presente e disse que estava disposta a dá-lo a alguém, mas tinha quer ser muito corajoso ou corajosa para aceitá-lo porque ao abrir haveria que obedecer ao comando existente depois de desembrulhado o presente. Ao som de música começou a passar a caixa por cada participante. Ao dar a pausa perguntei: - Você aceita o presente? Vai mesmo abrí-lo? Veja bem, se abrir o presente terá que obedecer ao comando sem  poder recusá-lo, certo? Garanto somente uma coisa você não morrerá disso. Mas caso ache melhor não arriscar, faremos outra rodada. A primeira professora, Leilde,  aceitou o desafio ansiosa e dizendo ser corajosa, enfrentaria qualquer coisa, os colegas aplaudiram e incentivaram a tarefa. Ao abrir a caixa encontrou o seguinte comando: COMA O CHOCOLATE.
Fizemos depois um pequeno debate sobre a importância de enfrentarmos situações novas e muitas vezes desconhecidas e por este motivo temos a tendência de recuarmos ao invés de enfrentá-las.
Safira pediu  que apresentassem o resultado da atividade proposta aos educandos que desta vez foi a mesma para todo o grupo: criação de uma propaganda (imagem e texto). Muito interessante os trabalhos  dos alunos que foram apresentados, bastante criativo e, segundo relatos muito prazeroso também.
Leram o Ampliando Nossas Referências e socializaram a leitura.Em grupo responderam a pág. 168 e fizeram as trocas.
A formadora propôs ao grupo a  elaboração de um texto publicitário que explorasse a construção de significados de múltiplas maneiras, fazendo uso de linguagem verbal e não verbal. Cada grupo deveria provocar a atenção e o interesse dos compradores por meio de uma frase negativa aliada as informações sobre o produto. Leu o texto Máquina de Lavar, fez a análise conjunta e marcou 20 min. para darem conta do trabalho. Ao final fizeram as apresentações e deram suas opiniões sobre a construção dos significados e seus efeitos no poder de convencimento atingido.
Para finalizar os trabalhos desta oficina Safira convidou o grupo para fazer a escolha do Avançando na Prática. Feito isso distribuiu para os participantes folhas em branco para que fizessem uma auto-avaliação e avaliação das atividades propostas naquele dia.
Surgiram depoimentos que demonstraram a importância desta formação na vida profissional de cada um; melhorou o nível de produção escrita dos educandos; que o estudo das TPs tem sido muito importante; As atividades dos AAAs tem ajudado bastante no cotidiano escolar; a importância de se estudar em grupo entre outros.
Safira agradeceu a presença de todos, informou que estaremos indo a Salvador para dar continuidade a nossa formação e que depois do recesso receberão novo cronograma de atividades.




Comentários

Postagens mais visitadas