Atividade Proposta por Valquíria na 2ª etapa da formação (Agosto de 2009)

Elaborar uma atividade de literatura para adolescentes
unidade 24 TP 6


Concentrei a atividade baseando-me na seguinte afirmação de Maria Antonieta Antunes Cunha, em seu texto: Literatura para adolescentes, pág 165 da TP indicada acima. 
"Queremos enfatizar a importância de acender, na cabeça e no coração dos alunos, pelo menos uma pequena chama de interesse pela literatura."
Na pág. 177 destaco ainda o item 2- O papel da leitura na formação da pessoa:
Ao colocá-lo no centro da fantasia, ao criar as muitas possibilidades de interpretação, a arte põe no fruidor a responsabilidade de descobrir significados, de jogar o logo, de montar o quebra-cabeça. Então são convidados a atuar a sensibilidade e o espírito crítico do leitor, qualidades fundamentais para o sujeito transformado em cidadão.
A arte é talvez o reduto especial em que - pela emoção primeiramente - reagimos a uma ordem de coisas que nos parece atrapalhada, reconhecemos vozes que têm semelhança com a nossa e que nos fazem sentimo-nos irmãos, ligados talvez por um fio de esperança.


Atividade baseada no livro Crepúsculo de Stephenie Meyer.
Histórias vampirescas costumam atrair este público.
Embora não seja da nossa literatura (brasileira), é um campeão de vendas e o objetivo aqui é fazer o adolescente ler.


Público alvo alunos da 7ª e 8ª séries, os meus preferidos.


1. Estratégia de sedução:



  • Expor pôster do filme no mural da sala. 
  • Abaixo notas da capa do livro








Quando Isabella Swan se muda para a melancólica cidade de Forks e conhece o misterioso e atraente Edward Cullen, sua vida dá uma guinada emocionante e apavorante. Com corpo de atleta, olhos dourados, voz hipnótica e dons sobrenaturais, Edward é ao mesmo tempo  irresistível e impenetrável. Até então, ele tem conseguido ocultar sua verdadeira identidade, mas Bella está decidida a descobrir seu segredo sombrio. 
O que Bella não percebe é que quanto mais se aproxima dele, maior é o perigo para ela e para os que a cercam. E pode ser tarde demais para voltar atrás...

Palavras de Bella:


"De três coisas eu estava convicta. 
Primeira, Edward era um vampiro.
Segunda, havia uma parte dele - e eu não sabia que poder essa parte teria - que tinha sede do meu sangue.
E terceira, eu estava  incondicionalmente e irrevogavelmente apaixonada por ele."



  • Sorteio de dois livros Lua Nova (continuação da saga Crepúsculo), para todos os envolvidos, ao final do trabalho que durará  um bimestre.


2. A Proposta (No pátio da escola, na quadra ou numa praça verde 7ª/8ª)



  • 7ª série fará a leitura e defenderá a posição e o pensamento de Bella;
  • 8ª série fará a leitura e defenderá a posição e o pensamento de Edward;
  • O livro será lido de forma compartilhada; 
  • 12 grupos lerão dois capítulos do livro cada; 
  •  Um dia da semana, escolhido pela turma, será dedicado a reprodução oral do que foi lido pelo grupo, ou seja, a seu modo o grupo contará para a turma a história e ilustrará os capítulos lidos como se tivessem contando uma história real;
  • Se quiserem poderão assistir ao filme para ajudar a contar sobre o trecho lido, porém precisam ser fiéis ao livro e não ao filme;

3. Conteúdos que serão discutidos em sala



  • Amor impossível
  • Laços familiares
  • Pais separados
  • Amizade
  • Cultura
  • Adolescência
4. Atividades das turmas 7ª e 8ª séries


  • Leitura compartilhada
  • Reconto
  • trabalhar sempre em grupo
  • O diário de Bella
  • Os escritos de Edward
  • Mapa de Forks
  • Perfil das personagens
  • Discussão em grupo (7ª e  8ª séries)
  • Socialização de idéias (7ª e 8ª séries)
  • Auto-avaliação
5. Atividades da Pró


Planejar e orientar as atividades propostas;
Orientar os grupos no contra-turno;
Auxiliar as pesquisas dos grupos;
Mediar as discussões e socialização de idéias;
Conseguir os livros para o sorteio;
Apresentar a autora para a turma;
Contar o epílogo;
Avaliação conjunta do trabalho:
I. Que bom...
II. Que tal...
III. Que pena...

Comentários

Postagens mais visitadas