Projeto de Matemática (construído na oficina 8 - coletiva)

Água: um bem precioso
 Problemática:
Muitos já disseram que a terra é um mundo de água, mas poucos foram aqueles que perceberam que a água é usada em excesso e desperdiçada, além de ser continuamente poluída e contaminada pelos ocupantes do planeta.
Se hoje 40% da população mundial (6,1 bilhões de pessoas) não tem água para higiene ou para saneamento, pense no ano de 2050 quando, segundo da previsão das Nações Unidas(ONU), numa população de 9,3 bilhões de habitantes, pelo menos de 2 a 7 bilhões sofrerão com a falta de água.
Fundamentação teórica:
O Brasil é um país privilegiado, pois possui 13,7% da água doce do planeta. O maior recurso hídrico do nosso país é a bacia Amazônica, que contem 80% de toda a água brasileira. Infelizmente, ela está distante das grandes concentrações urbanas e industriais, e isto implica ser a água doce um bem de extremo para as regiões distantes daquela riqueza.
É provável que, nas próximas décadas, conflitos internacionais surjam motivados pelas disputas das águas; Por exemplo, em regiões como o Oriente Médio e a bacia do Nilo, pode ocorrer que as divergências sobre o petróleo sejam substituídas por outras referentes a água. Não podemos deixar de refletir que, assim como a água possibilitou a vida no planeta Terra e o aparecimento das civilizações, tudo isso poderá desaparecer pela ausência ou insuficiência desse precioso liquido.
Objetivo Geral:
Conscientizar as pessoas envolvidas no projeto que devido a escassez e desperdício de água, é necessário economizar e preservar esse precioso liquido para que ele não falte nas futuras gerações.
 Objetivos Específicos:

Ø Perceber a disponibilidade limitada de água potável no mundo;
Ø Desenvolver senso critico a respeito de contaminação e desperdício de água;
Ø Conhecer procedimentos úteis para limitar o consumo residencial da água;
Ø Calcular a possibilidade de redução do consumo de água mensal na residência bem como do custo correspondente.
Metodologia:
Ø Realização de pesquisas sobre escassez de água;
Ø Levantamento da utilização da água em nosso cotidiano.
Ø Verificação do tempo gasto em cada atividade;
Ø Observação da quantidade de água gasta em cada uma delas;
Ø Orientação para os alunos sobre os procedimentos que podem economizar água;
Ø Construção de cálculos usando a economia possível em um dia, semana ou mês;
Ø Análise e construção de gráficos;
Ø Resolução de situação-problema;
Ø Atividades em grupo para reflexão e discussão do tema proposto.
Recursos:
Recursos audiovisuais, tecnológicos, utilização de panfletos explicativos, conta de água, hidrômetro, lousa, apagador e livro didático.
Cronograma:
Durante o quarto bimestre, uma vez por semana e fazendo a culminância com palestras.
 Equipe de trabalho:
             Educadores da Unidade Escolar, comunidade escolar e sociedade em geral.
 Avaliação:
            Acompanhamento diário dos alunos durante a realização de todas as etapas do projeto,        tais como: atividades escritas, atividades orais, em grupo, duplas de trabalho, pesquisa de campo, aulas extra classe, atividades para casa, entre outros.
 Referência:
Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II. Matemática. Caderno de Teoria e Prática 4. TP4: Construção do Conhecimento Matemático em Ação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. p 236. il

Gowdak, Demétrio. Ciências: Novo pensar. 2ª Edição renovada. São Paulo: FTD. 2006. Coleção Ciências Novo Pensar.

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